O que muda nas Leis do Xadrez a Partir de Julho de 2017 – Comunicado CBX 36-2017

in Uncategorized by

LEI VÁLIDA A PARTIR DE 01 DE JULHO DE 2017 – LINK PDF

O que muda nas Leis do Xadrez a Partir de Julho de 2017? Pelo AI Antônio Bento

4.2 Desde que antes manifeste sua intenção (por exemplo, dizendo “eu arrumo” ou “eu ajusto”), apenas o jogador que tem a vez de jogar pode ajustar uma ou mais peças em suas casas. (anterior)

Novo Texto: 4.2.1 Apenas o jogador que tem a vez de jogar pode ajustar uma ou mais peças em suas casas, desde que antes manifeste sua intenção (por exemplo, dizendo “eu arrumo” ou “eu ajusto”). 4.2.2 Exceto no caso de contato claramente acidental, qualquer outro contato físico com a peça deve ser considerado como intencional. Novo conceito importante: qualquer contato com a peça que não seja claramente acidental é considerado como toque intencional.


4.3.c uma peça de cada cor, deve capturar a peça do oponente com sua peça ou, se isso for ilegal, mover ou capturar a primeira peça tocada que possa ser movida ou capturada Se não estiver claro se peça do próprio jogador ou do oponente foi tocada antes, deve-se considerar que a peça do próprio jogador foi tocada antes da do seu oponente. (anterior)

Novo Texto: 4.3.3 uma ou mais peças de cada cor, deve capturar a primeira peça do oponente tocada com sua primeira peça tocada ou, se isso for ilegal, mover ou capturar a primeira peça tocada que possa ser movida ou capturada. Se não estiver claro que peça do próprio jogador ou do oponente foi tocada antes, deve-se considerar que a peça do próprio jogador foi tocada antes da do seu oponente. Legislador faz um detalhamento maior da regra.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*