ENTREVISTA MF RENAN REIS (AM) – CLASSIFICADO PARA A FINAL DO BRASILEIRO 2015

in Notícias by

1509781_689386011079723_1988482257_n

Parabéns Maestro, estou muito feliz pela sua atuação na Semifinal 2, em casa fica mais tranquilo?

Sim, porque posso sentir o apoio e torcida dos amigos e família. Outro fator positivo é não ter que se preocupar com detalhes de uma viagem e o cansaço que isso gera.

Queria saber de você, sua família, trabalho…. como é cotidiano de um Meste Fide em Manaus? e o que isso impacta no seu Xadrez?

Normal. Trabalho como desenvolvedor de sistemas em uma empresa pública aqui no Amazonas.

Como não sou enxadrista profissional, no sentido de que não vivo exclusivamente de jogar xadrez, acabo ficando com pouco tempo para treinar e aprimorar meu nível de jogo.

No tempo livre que tenho costumo ler as notícias do xadrez mundial e analisar partidas jogadas pelos melhores do mundo como forma de treinamento.

Como foi sua preparação para a Semifinal 2?

Não fiz nenhuma preparação especial, simplesmente joguei o melhor que podia e tirei um mês de férias para poder jogar descansado o torneio.

Vi também que outros amazonenses tiveram boas partidas, a que você atribui essa grande performance do enxadrismo manauara??

O Amazonas tem grandes talentos que infelizmente não conseguem avançar no esporte devido a dificuldade de conseguir apoio e patrocínio. Devido a isso muitos desistem do xadrez ou então ficam jogando apenas em Manaus.

A semifinal mostrou que temos bons enxadristas aquI e que temos chances contra os jogadores de outros estados do Brasil.

Vamos as suas partidas…. Logo na segunda partida enfrentastes de negras o companheiro e forte amazonense em atividade boa – Sebastião Mousse… no lance 5.a3… a melhor resposta não era 5…Cc6!! ? Você tinha se preparado contra o b4 do Mousse?

Sim, já havia imaginado que ele ia jogar 1.b4. Apenas dei uma olhada básica nessa abertura e como as negras devem jogar. Não há muita teoria nessa linha, então entender os conceitos é melhor do que tentar decorar variantes.

Quanto ao a3, tinha a opção de voltar o Be7 ou jogar Cc6, se jogasse Cc6 Brancas iriam recuar o bispo para b2 e iria acabar transpondo para a variante jogada na partida.

Como foi sua preparação contra MF Luismar?, paraibano bem forte e que levou a primeira posição da SF2…. vocês jogaram uma Siciliana Variante Moscou… com uma certa agressividade.

Sim. o MF Luismar é um especialista na sicliana najdorf, por isso resolvi jogar essa linha com Bb5+.

Acabei ficando melhor na abertura e deixei escapar minha vantagem jogando Bd4, ao invés de c4! Brancas estão muito melhor nessa posição devido a vantagem de desenvolvimento e o lance c4 iria explorar esse fato, com a idéia de jogar c4-c5 e conseguir a casa e5 para o cavalo, e sem deixar que as Negras façam o roque.

Não consegui achar o plano certo e ele acabou igualando a partida ficando com o par de bispos, mas restringidos. A posição final está equilibrada.

Na Sexta Rodada, MI Yack RN também classificado… te deu uma aula na Benoni Moderna… comente um pouco sua partida… e suas preocupações, afinal jogar com um MI é sempre arriscado.

Sim. Ele jogou muito bem e se preparou muito bem contra mim. Ele me confessou após a partida que havia pesquisado no meu histórico de partidas e se preparado para cada defesa que eu pudesse escolher.

Escolhi a Benoni porque já fazia uns anos que não a jogava, assim tentando sair da preparação do Iack, mas o problema foi que eu joguei um lance errado de Dama (De7), violando o princípio de desenvolvimento de peças da abertura (Cbd7 e jogo estaria igual). Ele aproveitou bem meu erro e jogou perfeitamente o ataque até o final da partida.

No desempate, vi que era sua grande chance de alcançar a última vaga na Final… sentia que ela estava na tua mão…. sinceramente, eu contava com seu forte jogo no de rápidas, mas também tinha o Mousse e Andrey no Pário, Foi Fácil ou Sofrido? Você foi 100% no desempate.

Sim, consegui 100% dos pontos e acredito que o segredo foi jogar tranquilo, um lance de cada vez, de forma rápida e usando toda a concentração possível.

Acredito que essa atitude de jogar sem pressão acabou me ajudando e também o milk-shake tomei antes 🙂

E agora, mais trabalho, e preparação para a FINAL em Janeiro…. como você está, e quais as metas daqui para frente?

Estou muito feliz com o resultado e vou trabalhar duro no treinamento durante esses dois meses para conseguir um bom resultado na Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

Fazia muito tempo que um Nortista não conseguia a vaga na reça… em 2009 e 2013 em Belém vi sua luta pessoalmente… missão cumprida? ou esperamos mais do MF Renan Reis….

Foi uma grande consquista para mim e para o xadrez da região Norte.

Me lembro de estar a um passo de conseguir a vaga em Belém, no ano de 2011, mas não consegui.

Desta vez jogando em casa, consegui o resultado tão esperado e irei disputar a Final entre os 12 melhores jogadores do país.

A missão não está cumprida, apenas tenho novos desafios pela frente. A missão é nunca parar e sempre buscar horizontes mais elevados!

NA TORCIDA MF, ESPERO QUE TENHA BONS JOGOS E UM ÓTIMO RESULTADO NA FINAL, E TODO O NORTE ESTARÁ COM VOCÊ.

AN CBX CLAUBER MARTINS

Deixar uma resposta

Your email address will not be published.

*